Depoimentos

Naoki Arima

É nitidamente notável que esta obra do Oswaldo Baldin, a “Bíblia” Escalada Capixaba, foi feita com muito cuidado e capricho. Sou um colecionador confesso de guias de escalada e, sem sombra de dúvida, posso dizer que esse é o melhor guia de escalada da minha coleção. Parabéns Baldin e todas as pessoas que botaram a mão neste trabalho. A escalada capixaba agradece!

Daiane Marquardt

Foram dez anos de pesquisas, reunindo material e os últimos dois anos foram de enclausuramento em frente ao computador, até que tudo estivesse se tornando um livro. Muitos te ajudaram, estiveram contigo nessa grande vivência de escritor. E outros muitos poderão agora ter em mãos esse belo trabalho, que te deu um grande trabalho! Parabéns meu amor, Oswaldo Baldin, enfim você conseguiu concluir seu objetivo e seu sonho se realizou, se materializou. Parabéns por este feito!​

Alexandre Bizinoto

Um trabalho monumental e digno de honras. Esse livro merece estar na estante de cada capixaba, mesmo não escaladores, é uma aula de geografia, de história e de conquistas. É sem dúvida nenhuma um orgulho capixaba e um marco na história do esporte no estado e ouso a dizer, no Brasil. Parabéns Oswaldo Baldin pela obra!

Luciola Gomes

Sem palavras! Estou com o sentimento tão bom de ver esse sonho de um grande montanhista amigo se concretizar de forma tão gloriosa, fico pensando como que para ele está esse sentimento. Quando pego o meu livro na mão, é um sentimento de mergulho por algo muito grandioso, uma energia sem igual... feitos inacreditáveis de época sem facilidades de acessos como hoje. Me sinto muito grata por poder prestigiar um trabalho tão impecável. Oswaldo Baldin, gratidão pela sua enorme dedicação a nos proporcionar ter um material tão incrível!​

Wiliam Lugão

Grande Amigo, Oswaldo Baldin! A palavra certa é: Gratidão. Por mais que tenhamos visto e lido publicações sobre o tema, é marcante a grandiosidade da obra e sua riqueza em detalhes. Minuciosos detalhes! O livro encanta e emociona já na abertura e agradecimentos. Me sinto profundamente agradecido por esta oportunidade e por fazer parte dos "Apaixonados por Montanhas". Temos hoje o que podemos chamar, sem dúvida, de "Bíblia" da Escalada no Espírito Santo. E de importância nacional para todos os escaladores e amantes da natureza.

Patrick Givisiez

Oswaldo, recebi o Livro e, cara, está de parabéns! Nunca vi um livro tão completo, visualmente bonito e tão detalhadamente informativo. As ilustrações, ícones, disposição de tudo, está perfeito! Você criou uma grande responsabilidade para os autores dos próximos guias daqui pra frente. Me surpreendeu. Parabéns pelo trabalho!

Giovana Lanes

Repleto de montanhas, o Espírito Santo há muito tempo "pedia" um guia de escalada. Mas Oswaldo Baldin, não se contentando em suprir essa necessidade, vai além e produz um livro lindamente ilustrado que traz, além de todas as vias de escalada do estado, um panorama histórico dos 70 anos do esporte em terras capixabas. Dividido por regiões, há um histórico do município e a origem de seu nome. Há também um rico relato sobre a pedra onde ocorre a escalada ou sobre a via. Nenhum outro estado brasileiro possui um guia tão completo de suas escaladas.

Sandro Souza

O livro Escalada Capixaba é um registro completo da escalada em rocha no Espírito Santo, com toda a sua diversidade de estilos e riqueza de personagens e acontecimentos ao longo de sete décadas. Mesmo com grande volume, a busca por informações é fácil. Muito útil para consultas específicas sobre determinada via, bem como a uma agradável leitura de pequenas estórias. Como guia, se destaca pela fartura de imagens, qualidade dos croquis e a inclusão de coordenadas geográficas dos locais. Em pouco tempo já se tornou um clássico e referência obrigatória para quem quer se enveredar pelas montanhas, paredes e blocos capixabas.

Carolina Cândido

Eu sinceramente acredito que Baldin levou o pensamento "escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida" ao extremo. Aplausos, agradecimentos e reconhecimento é o que profissionais como você merecem. O seu livro torna-se um legado para o Estado do Espírito Santo. Honrada estou por ter elaborado a ficha catalográfica da obra na qual irá possibilitar a sua inserção de forma rápida e precisa nas unidades de informação espalhadas pelo Brasil e quiçá pelo mundo. Desejo que o seu espírito de inquietude e delicadeza continue nos presenteando com trabalhos desta excelência.

Orlei Júnior

Este livro foi o equipamento que fez falta na viagem de 2009! Estou perplexo com a quantidade, com a qualidade e com a organização das informações! Nunca vi nada parecido na América do Sul! Parabéns a toda a equipe!

Thiago "Karapeba"

Esse livro é a fonte mais completa de informação sobre a escalada no estado do Espirito Santo que temos. Sem duvida, um trabalho histórico e importante para o nosso estado. Parabéns pela dedicação e esforço!

Tiago Mohr

Já viajei bastante nessa vida de escalada, e conheço guias de escalada de diversos locais aqui e no exterior. Posso dizer que o guia que o Oswaldo Baldin montou é um dos melhores que já vi, sem dúvida. Imagino o trabalho hercúleo de conseguir tantas informações, relatos e fotografias, e organizar de uma forma bastante lógica e ao mesmo tempo prazerosa de ler. Então meus parabéns, esse é um legado que você vai deixar como escalador e autor que não tem preço.

Miriam Gerber

Oswaldo Baldin, parabéns! o livro é muito bom e deixa com muita vontade de fazer tudo. Nem uma vida para fazer tudo isso, acho que vou ter que me mudar para o Espirito Santo, rs. Obrigada por compartilhar conosco tudo o que você conhece.

Ricardo Garrido

O guia é muito bom! Um trabalho de muita dedicação. Parabéns e muito obrigado.

FORMULÁRIO PARA DEPOIMENTO